segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Movimentos Sociais:

  • O que são  movimetos sociais?
   Apesar do movimento social ser fruto de determinados contextos históricos e sociais, duas definições conceituais clássicas podem ser encontradas no objetivo de acrescer à questão. A primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, ou seja, para ele, os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes). Já para Manuel Castells, movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, seja através de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.

  • Quais os elementos contitutivos dos movimentos sociais?
   Um movimento social tem suas caracteristicas e dentre elas: é um conjunto idéias que visa alcançar o bem comum de uma sociedade. Le Play, sociólogo francês, acreditava que para a construção de uma sociedade, melhor desenvolvida, era preciso que a familia fosse o alicerse de uma sociedade. Dando ao individuo o suporte necessário para que ele se inserisse numa sociedade justa.
   Os movimentos surgem por uma necessidade ideológica de construção de uma sociedade mais justa e mais humana, dentro de um contexto histórico. Os movimentos mais comuns e que são conhecidos, foram o movimento comunista, criado por Marx com a idéia de igualdade dentro para todos, e no ambito religioso encontra-se a Teologia da Libertação, que adota o pensamento de Marx, mas de forma religiosa e surgem lideranças que buscam espaço na sociedade com seus movimentos agrarios e reformas constitucionalistas.

  • Quando começou o movimentos social e a qual ideologia político- filosófica ela esta mais vinculada?

    Pode-se dizer que o pensamento de Karl Marx (1818-1883) foi desenvolvido fundamentalmente a partir de seus estudos sobre as três tradições intelectuais já bem desenvolvidas na Europa do século XIX: a filosofia idealista alemã de Hegel e dos neohegelianos, o pensamento da economia-política britânica e a teoria política socialista utópica, dos autores franceses. A partir desse postulado, este trabalho se propõe a analisar a maneira como tais desenvolvimentos do pensamento científico-filosófico europeu foram apropriadas ao materialismo histórico, caracterizando-as, ainda que de forma sucinta, para uma melhor definição do contexto intelectual da vida desse pensador que, embora muito revisado e criticado atualmente, permanece como elemento científico que influenciará muitas das idéias "modernas", tanto no campo da filosofia, como nas áreas de ciências humanas e artes. Dai que vem os movimentos sociais.

  • No pensamento de Marse e Engels